Quer saber qual é o segredo de uma boa redação?  
como fazer uma redacao dissertativa argumentativa 00

 

Imagina que está ocorrendo um terremoto e você tem poucos minutos para entrar na sua casa, pegar os seus documentos e sair.

Fazer redação em vestibulares, ENEM ou concursos é mais ou menos assim… se você perder tempo, a casa desmorona na sua cabeça.

Para lhe ajudar nessa difícil tarefa, continue lendo este artigo que eu vou entregar a você um modelo de redação simples, prático e eficiente.

Você vai chegar no dia da prova com uma fôrma de redação na mão, ou melhor, na cabeça, que vai fazer com que você gaste muito menos tempo no texto e tenha mais confiança, pois você já vai entrar sabendo o que fazer.

Você verá agora métodos comprovados de como fazer uma redação dissertativa argumentativa rapidamente, sem fazer com que o seu texto perca em qualidade por isso.

Tese: o primeiro e mais importante passo

como fazer uma redacao dissertativa argumentativa 01

O início do texto é composto de quatro partes, nesta ordem: título + contextualização + problematização + tese.

Contudo você deve deixar o título para o final e pensar primeiramente na tese, que é a parte mais importante da sua introdução.

A tese é o seu posicionamento perante o tema da redação. Ela vai ser o GPS de todo o seu texto. Portanto pensar nela é a prioridade.

Para exemplificar, vou trabalhar neste artigo com o tema “Teto de estrelas: o problema das pessoas em situação de rua no Brasil”.

Você deve construir a sua tese com uma afirmação sobre o que você quer defender dentro do tema.

Você é livre para tomar qualquer partido, exceto aquele que vai contra os direitos humanos, pois isso provoca a anulação da prova.

Você também pode optar por estabelecer, como tese, o debate para se chegar à solução do problema por meio das causas.

Por se tratar de uma questão que muitas vezes intriga as pessoas, que não entendem o que leva alguém a morar na rua, vou trabalhar no meu modelo de redação dissertativa argumentativa com essa última alternativa.

FIQUE ATUALIZADO!
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente nossas atualizações
 

Então a minha tese será:

“É preciso entender as causas que levam alguém a adotar a lua como teto, a calçada como cama e a rua como lar”.

Contextualização e problematização do tema

como fazer uma redacao dissertativa argumentativa 02

Com a tese já criada, vamos cuidar agora da contextualização e da problematização do tema.

A contextualização do tema é uma afirmação que tem a função de situar o leitor sobre o que você vai tratar, como se estivesse dando uma notícia, simples e direta:

“Em quase todas as esquinas do Brasil há pessoas em situação de rua”.

Agora que iniciamos a redação, vamos à problematização do tema, que nada mais é do que mostrar um inconveniente ou um mal contido no tema do qual a sociedade é vítima.

Para que se ganhe tempo, ela também deve ser feita em forma de afirmação:

“As pessoas em situação de rua são almas vagantes, que têm uma vida miserável, padecendo fome, discriminação, doenças, violências e o pior, não sendo vistas como seres humanos”.

Vamos juntar tudo para ver como ficou?

“Em quase todas as esquinas do Brasil há pessoas em situação de rua. Trata-se de almas vagantes, que têm uma vida miserável, padecendo fome, discriminação, doenças, violências e o pior, não sendo vistas como seres humanos. É preciso entender as causas que levam alguém a adotar a lua como teto, a calçada como cama e a rua como lar”.

Note que eu substituí: o trecho “as pessoas em situação de rua” por “trata-se de” para o texto não ficar repetitivo e ter coesão.

Leia também:
Como fazer redações criativas e inovadoras e deixar os examinadores admirados

Argumentação

como fazer uma redacao dissertativa argumentativa 03

Para uma redação rápida, mas que seja suficiente para uma boa nota, eu recomendo que você escolha dois argumentos para defender a sua tese.

Esses dois argumentos vão ser construídos em dois parágrafos, um em cada. Esse é o chamado desenvolvimento do texto.

Para construir esses argumentos, você precisará fazer a pergunta “por que?” à sua tese, pois argumentar é exatamente isso, fornecer ao leitor explicações que fundamentem o seu ponto de vista.

Se você é uma pessoa bem-informada, é provável que você tenha respostas para qualquer pergunta que um tema venha a fazer ou, no mínimo, uma noção a respeito.

Para responder a essa pergunta, reúna o que sabe com algumas informações que possam ser extraídas dos textos motivadores, sem copiá-los, é claro.

Para formular os dois argumentos, você vai precisar de duas respostas à pergunta. Vou criar as minhas respostas perguntando “por que?” a minha tese:

Por que as pessoas vão para as ruas?

  1. Como a família geralmente é a base das pessoas, elas podem ir para as ruas quando aquela fecha as portas para ela, isto é, quando ocorre alguma desavença na família.
  2. Como as pessoas dependem de recursos para se manterem ativas e com as contas em dia, elas podem ir para a rua quando se fecham as portas das atividades remuneradas.

A meu ver, essas são as duas maiores razões para uma pessoa tornar-se moradora de rua; logo, serão os meus argumentos.

Estratégias argumentativas

como fazer uma redacao dissertativa argumentativa 04

Esse talvez seja o ponto mais trabalhoso do planejamento e que tome mais tempo, porque não basta eu ter uma tese e argumentos para sustentá-la, é necessário que as minhas razões sejam convincentes.

E para proporcionar esse efeito de convencimento, os argumentos têm de ser desenvolvidos de maneira que tudo o que seja afirmado tenha algum tipo de comprovação.

As estratégias argumentativas são os recursos que você pode empregar para validar os seus argumentos e torná-los mais adequados para uma dissertação argumentativa.

As principais estratégias argumentativas são:

  • Usar citações de autoridades na área, caso você lembre-se de alguma
  • Usar ideias universais, que dispensam comprovação
  • Mostrar exemplos
  • Expor dados estatísticos
  • Exibir resultados de pesquisas
  • Relembrar fatos históricos
  • Fazer comparações entre fatos, situações, épocas e lugares distintos
  • Usar uma demonstração lógica

Para que a sua redação não peque pela falta de desenvolvimento, eu recomendo que você pense em duas estratégias para cada argumento.

Faça isso ainda na fase de planejamento do texto; não parta para a escrita sem já ter escolhido quais estratégias usar.

Dito isso, para os argumentos que escolhi, vou utilizar as seguintes estratégias:

1º argumento:

  1. Demonstração lógica

Pensei no seguinte raciocínio: perder o apoio da família é condição suficiente para uma pessoa não querer mais morar na casa.

      b. Exemplo

Lembrei-me de que filhos estão matando pais e pai matando filha; assim, decidi usar isso como exemplo para provar que existe uma frieza nos laços familiares.

2º argumento:

  1. Exemplo

Lembrei-me de que vi uma matéria que mostrava o músico Renato Rocha, ex-integrante da banda Legião Urbana, morando nas ruas por falta de recursos.

      b. Uso de ideias universais + dados estatísticos

Lembrei-me de que existe uma desigualdade social imensa no Brasil e de que a taxa de desemprego está por volta de 10%.

Leia também:
Temas de Redação: Por Que Você Derrapa neles?

Montando os parágrafos

como fazer uma redacao dissertativa argumentativa 05

Vou montar os parágrafos agora usando os argumentos e as estratégias argumentativas:

Muitas pessoas estão morando nas ruas por causa de rompimentos no núcleo familiar. Ora, se a família, para muitos, é base de sustentação emocional e financeira, uma perda de apoio dos membros pode fazer uma pessoa não mais querer coabitar com os seus parentes, levando-a às ruas. Observa-se também tamanha frieza nos relacionamentos domésticos, a ponto de induzir alguém a executar a própria família; isso tem levado as pessoas a não se sensibilizar com parentes abandonados.

Outro fator que merece análise é a questão financeira. A falta de recursos é provavelmente a maior causa do problema. Nem pessoas que já experimentaram o prestígio estão imunes a passar as noites nas ruas, como o ex-integrante da banda Legião Urbana, Renato Rocha, que ficou nessa situação depois de perder seu patrimônio. Em um momento como o atual, no qual não só a taxa de desemprego passa dos 10% como também a desigualdade social tem deixado os pobres ainda mais pobres, as chances são maiores de uma pessoa ver-se sem dinheiro para pagar as suas contas e viver com um mínimo de dignidade.

Você percebeu que eu destaquei algumas partes que fazem a conexão lógica entre os períodos e/ou parágrafos e alguns termos que usei como sinônimos para não deixar o texto repetitivo.

Para ganhar tempo, você pode fazer na revisão essa “lapidação” do texto, deixando para se preocupar, no momento da escrita, apenas em desenvolver a sua ideia.

Conclusão

como fazer uma redacao dissertativa argumentativa 06

Não há nada que obrigue que a proposta de intervenção social seja feita na conclusão.

Porém para fazê-la no desenvolvimento, você terá de ter um poder de síntese muito grande a fim de não comprometer seus argumentos.

É mais fácil sintetizar a conclusão do que os argumentos, pois se estes, que são o coração da sua redação, não forem bem desenvolvidos, a chance de você ter a sua nota diminuída é grande.

Outra observação que convém adicionar é que, ao contrário do que muita gente pensa (e faz), a intervenção não é a conclusão.

A conclusão é mostrar o seu julgamento a partir dos argumentos que você empregou. Para isso, é preciso fazer uma rápida retomada deles antes de manifestar o seu parecer.

Para quem não vai fazer ENEM, pode fazer uma conclusão mais trabalhada. Todavia eu vou propor nesse modelo uma conclusão mais curta, com o intuito de poder anexar a ela a proposta de intervenção para o ENEM.

Logo, a sua conclusão deve ser feita em uma frase:

“Percebe-se que não só as questões familiares como as financeiras têm forte influência na decisão de uma pessoa passar a utilizar a rua como moradia”.

Proposta de intervenção social (ENEM)

como fazer uma redacao dissertativa argumentativa 07

Como a proposta de intervenção vale 200 pontos, é importante trabalhá-la adequadamente. No entanto, você não deve desperdiçar, com ela, todo o tempo que você ganhou no restante da redação.

Para saber mais sobre os critérios do ENEM, leia este artigo aqui.

Para se obter ideias rápidas e proveitosas, você deve fazer as seguintes perguntas para o problema:

  • Quais as soluções para esse problema?
  • Como, onde, por que e por quem colocar essa(s) solução(ções) em prática?

Como trabalhamos com dois argumentos, mostrando que cada um era uma causa isolada para a opção de as pessoas irem para as ruas, vamos trabalhar com duas propostas, uma para cada argumento.

Leia também:
18 Coisas Que Só Um Imbecil Faria em Uma Redação Dissertativa

Fazendo assim, você vai ser mais específico em sua proposta, facilitando o surgimento de ideias.

Respostas à pergunta 1:

  1. Fazer com que as pessoas em situação de rua voltem as suas casas
  2. Construir moradias e fornecer empregos a essas pessoas

Respostas à pergunta 2:

Como / onde?

  1. Inserindo psicólogos e assistentes sociais nos abrigos e albergues
  2. Disponibilizando verbas para as moradias e empregando os próprios moradores de rua para construí-las

Por quê?

  1. Os profissionais promoverão a conciliação entre os moradores de rua e os familiares
  2. Eles obterão casa e emprego com uma única ação

Por quem?

  1. Secretarias municipais de saúde
  2. Secretarias municipais de habitação

Vamos fazer a síntese dessas informações junto à conclusão? Lembre-se de que você não precisa usar todas as respostas:

Com base no que foi apresentado, percebe-se que não só as questões familiares como as financeiras têm forte influência na decisão de uma pessoa passar a utilizar a rua como moradia. Uma provável solução para o problema seria que as secretarias municipais de saúde e habitação formassem uma força-tarefa com o fito de angariar verbas; tal medida seria tanto para disponibilizar psicólogos e assistentes sociais em abrigos, quanto para construir moradias, com a proposta de que fossem edificadas pelas próprias pessoas em situação de rua. A primeira medida seria para tentar a conciliação entre os abandonados e seus familiares; a segunda, para que eles tenham um teto e emprego para viverem as suas vidas, corrigindo assim um grave problema social”.

Veja que está em destaque a expressão no início e a última frase.

Ambas foram adicionadas para, respectivamente, fazerem um resumo dos argumentos e um fechamento da proposta.

Título

omo fazer uma redacao dissertativa argumentativa 08

Embora em alguns exames o título não seja obrigatório, eu fortemente recomendo que você coloque. Ele aumenta consideravelmente o valor do seu texto.

Para criá-lo, vai depender muito da sua criatividade, mas é importante deixá-lo para o final, pois assim ele terá uma maior relação com o conteúdo.

No modelo de redação que escrevi, decidi colocar: “Morar na rua, uma compulsória opção”

Vamos ver como ficou a nossa redação feita “a toque de caixa”:

Morar na rua: uma compulsória opção

Em quase todas as esquinas do Brasil há pessoas em situação de rua. Trata-se de almas vagantes, que têm uma vida miserável, padecendo fome, discriminação, doenças, violências e o pior, não sendo vistas como seres humanos. É preciso entender as causas que levam alguém a adotar a lua como teto, a calçada como cama e a rua como lar.

Muitas pessoas estão morando nas ruas por causa de rompimentos no núcleo familiar. Ora, se a família, para muitos, é base de sustentação emocional e financeira, uma perda de apoio dos membros pode fazer uma pessoa não mais querer coabitar com os seus parentes, levando-a às ruas. Observa-se também tamanha frieza nos relacionamentos domésticos, a ponto de induzir alguém a executar a própria família; isso tem levado as pessoas a não se sensibilizar com parentes abandonados.

Outro fator que merece análise é a questão financeira. A falta de recursos é provavelmente a maior causa do problema. Nem pessoas que já experimentaram o prestígio estão imunes a passar as noites nas ruas, como o ex-integrante da banda Legião Urbana, Renato Rocha, que ficou nessa situação depois de perder seu patrimônio. Em um momento como o atual, no qual não só a taxa de desemprego passa dos 10% como também a desigualdade social tem deixado os pobres ainda mais pobres, as chances são maiores de uma pessoa ver-se sem dinheiro para pagar as suas contas e viver com um mínimo de dignidade.

Com base no que foi apresentado, percebe-se que não só as questões familiares como as financeiras têm forte influência na decisão de uma pessoa passar a utilizar a rua como moradia. Uma provável solução para o problema seria que as secretarias municipais de saúde e habitação formassem uma força-tarefa com o fito de angariar verbas; tal medida seria tanto para disponibilizar psicólogos e assistentes sociais em abrigos, quanto para construir moradias, com a proposta de que fossem edificadas pelas próprias pessoas em situação de rua. A primeira medida seria para tentar a reconciliação entre os abandonados e seus familiares; a segunda, para que eles tenham um teto e emprego para viverem as suas vidas, corrigindo assim um grave problema social.

Considerações finais (Como fazer uma redação dissertativa argumentativa)

como fazer uma redacao dissertativa argumentativa 09

Você acabou de receber um molde para fazer uma redação eficiente em pouco tempo.

Leia também:
Proposta de Intervenção do ENEM: Tudo o Que Você Precisa Saber para Criar Uma Original e Garantir a Nota Máxima na Competência 5

A redação que eu desenvolvi como exemplo não é um texto primoroso, mas é adequada e tem condições de concorrer a uma boa nota.

Para escrevê-la, não fiz nenhuma pesquisa, mas tão somente apliquei as técnicas que eu acabei de lhe ensinar neste artigo.

Como foi feita no computador, não sei se ela atenderia à quantidade de linhas recomendadas pelos exames, caso fosse escrita à mão.

Você poderá verificar isso no momento da escrita e fazer as devidas adaptações.

Mas uma coisa é certa: você está indo para o exame muito mais preparado e com mais condições de fazer um bom planejamento para agilizar a sua redação.

Sem esse planejamento, talvez você fizesse como o porquinho para conseguir os seus desejados biscoitos neste hilariante vídeo:

Espero que este artigo sobre como fazer uma redação dissertativa argumentativa tenha realmente lhe ajudado a melhorar a sua técnica de escrita e ampliado as suas possibilidades!

Se você quiser fazer o download do PDF contendo “a fôrma” de redação apresentada neste artigo, clique neste link aqui.

Se gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, eles podem estar precisando dessa ajuda.

Ate!

Você Também Vai Gostar:
Ebook Propostas de Intervenção Originais

Sobre o autor

Bacharel e licenciado em Letras, especialista em redação e profundo admirador da arte da escrita.

2 Comentários

  1. Ajudou muito.???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe com seus amigos!

Próximo