Qual é o seu maior problema? Clique na opção que mais se enquadre na sua dificuldade:

  1. Sou reprovado nos exames por causa da REDAÇÃO porque não domino as técnicas; não escrevo com facilidade e não tenho acesso a pessoas qualificadas para corrigir meus textos

  2. Tiro notas baixas em PORTUGUÊS porque não domino a gramática e, quando escrevo, tenho muitas dúvidas sobre a maneira correta de me expressar

  3. Estudo muito, mas não consigo tirar boas notas e muito menos ser aprovado em exames; gasto muito tempo para entender um conteúdo e APRENDER alguma coisa

  4. Não consigo RETER a maioria do que leio e quando chego ao final da página já me esqueci de quase tudo; outras pessoas que estudam menos do que eu tiram melhores notas

  5. LEIO muito devagar e não consigo me concentrar na leitura por muito tempo, por isso, não consigo avançar muito em um livro ou estudar mais rápido.

  6. Não encontro TEMPO para mais nada além dos estudos e / ou trabalho, por isso, não consigo fazer as coisas de que gosto e minha vida social acaba sendo afetada

  7. Quando leio textos mais complexos não entendo nada e não consigo usar um VOCABULÁRIO variado em minhas redações

Será que você realmente precisa fazer um curso?

cursos 01

Muita gente acha que não precisa fazer nenhum curso. Elas podem estar certas se:

  • já têm a carreira e o cargo que sempre quiseram na vida
  • possuem todas as habilidades que a carreira, cargo, aptidões pessoais e hobbies necessitam
  • têm a capacidade de conquistar tudo o que desejam, seja profissional ou pessoalmente em curto espaço de tempo
  • possuem uma saúde impecável
  • são felizes em todos os aspectos da vida

Se você tem todos esses atributos, parabéns! Você provavelmente deve ser admirado e invejado por todos.

Mas, se esse não é o seu caso, como não é o da maioria das pessoas, você, assim como eu, precisa desenvolver-se e se aprimorar todos os dias não só com as lições da vida, mas com cursos que resolvam nossos problemas.

Porque sempre há alguém que está acima de nós num lugar onde gostaríamos de estar. Sempre há alguma deficiência em nós que nos limita. Sempre há alguma habilidade a mais que gostaríamos de ter, e não temos.

Mas o que mais nos atrapalha não é não ter as tais habilidades, mas carregar certos mitos sobre a falta de necessidade de desenvolvermo-nos. São eles:

Mito 1: eu não preciso fazer nenhum curso porque estudo em uma boa escola / faculdade

cursos 02

As escolas / faculdades ensinam o básico para um estudante / profissional iniciar a sua jornada.

Quem se forma sai da instituição como alguém que sai de uma autoescola: sem, praticamente, nenhuma perícia.

Se as escolas públicas fossem eficientes, não haveria a necessidade das particulares; se as particulares fossem eficientes, todos que as cursassem seriam bem-sucedidos na vida.

Sabemos que não é assim; ainda que detenham o maior número de aprovações em vestibulares, a maioria dos que cursam essas instituições ficam de fora e precisam de reforços.

Além disso, a escola só ensina o conhecimento formal para esse fim. Ela aplica o conteúdo, mas não ensina a aprender a estudar, por exemplo.

Mito 2: eu não preciso fazer nenhum curso porque eu consigo tudo de graça na internet

cursos 03

O que eu posso dizer é que você está muito longe da realidade se pensa ou age assim. De mais a mais, os seus resultados muito provavelmente não devem ser os que você esperava.

Pois nem tudo se aprende ou se encontra na internet. E o que se encontra, traz consigo dois problemas: a credibilidade e a fragmentação.

Credibilidade porque não se é possível afirmar que tudo aquilo é verdade ou mesmo se vem de uma fonte segura.

Fragmentação porque tudo o que se acha vem solto, aos pouquinhos; somente parcelas de um todo. Muito diferente de um curso, que já vem todo completo, empacotado, geralmente ministrado por um especialista no assunto e com garantias para o caso de você não obter o resultado que quer.

Quem se nutre de informações fragmentadas também tem um conhecimento fragmentado e nunca se aprofunda em nada.

Mito 3: eu não posso fazer nenhum curso porque não tenho tempo e / ou dinheiro

cursos 04

Quando você diz que não tem tempo ou dinheiro, está dizendo que aquilo não é prioritário para você.

Porque, se fosse prioridade na sua vida, você providenciaria as condições de qualquer maneira.

Para fazer coisas essenciais como almoçar, escovar os dentes ou tomar banho, arranjamos tempo e dinheiro. Isso é uma prova de que tudo é possível desde que exista uma vontade ardente para se realizar.

Também, com a tecnologia, é preciso levar em conta que os preços dos cursos despencaram; caíram muito se comparados com os cursos do passado que eram estritamente presenciais.

O avanço também trouxe uma flexibilidade antes impensável para quem não tem tempo, proporcionando a possibilidade de se fazer cursos em qualquer dia e horário que alguém queira, mesmo nos mais inacreditáveis, como em férias e de madrugada.

Mito 4: eu não faço cursos porque não acredito que vão me dar o conhecimento que eu preciso

cursos 05

Não se pode dizer, de fato, que todo e qualquer curso é bom e vai ajudar a qualquer pessoa a atingir o conhecimento que pretende.

Por isso, somente os cursos que são ministrados por especialista e que apresentem algum tipo de garantia de que você vai aprender é que devem ser levados em conta.

Esses ainda são a melhor e mais rápida forma de se atingir um objetivo do que se fôssemos aprender por nós mesmos.

Ainda esses dias eu estava em um grande shopping que eu não conhecia, querendo encontrar uma determinada loja.

Então olhei naqueles mapas eletrônicos, porém confesso que não entendi bem o caminho indicado por ele.

Tentei, mas perdi muito tempo e não consegui chegar.

A segunda opção foi perguntar a um segurança, que rapidamente me mostrou o melhor caminho, fazendo com que eu chegasse muito, mas muito rápido mesmo aonde eu queria ir.

A minha sugestão

cursos 06

Essa história ilustra bem como a ajuda de um especialista pode-nos fazer chegar mais rápido em um objetivo do que sozinhos.

Eu contei com o conhecimento de alguém que conhecia bem o local porque trabalhava lá, com a credibilidade, pois se tratava de um segurança, e com a garantia, uma vez que, se ele transmitisse uma informação errada, eu poderia voltar lá e cobrá-lo a respeito disso.

Por todo o exposto, não tenho nenhuma dúvida de que os cursos são essenciais para todos os que não querem ficar estagnados na vida e almejam desenvolver-se de alguma forma.

Já fiz diversos e continuo fazendo-os a cada dia.

Viver inegavelmente é aprender dia após dia. Sem o aprendizado qualificado, a vida não teria sentido para nós, pois seríamos como um vegetal enraizado sem perspectiva de avançar e conquistar novos ares.

Não seja apenas mais um; antes, cresça e torne-se uma lenda!

Ebook Propostas de Intervenção Originais

Compartilhe com seus amigos!

Próximo