Quer saber qual é o segredo de uma boa redação?  
como passar no vestibular
motivação para estudar

Sem Motivação para Estudar? Então leia este artigo e saia com mais força pra enfrentar essa batalha!

Você já percebeu que a todo o momento estamos lutando pra não desistir de alguma coisa?

  • Quando acordamos cedo e levantamos no frio, estamos lutando contra o sono e a preguiça pra não desistir do nosso dia…
  • Quando escovamos os dentes, estamos lutando pra não desistir da nossa saúde bucal…
  • Quando aguentamos algum desaforo de alguém de quem gostamos, estamos lutando contra os nossos impulsos pra não desistir do nosso relacionamento.

E quando pega um livro querendo estudar, você está lutando contra o que? Lutando a fim de não desistir do que?

Qual é a sua motivação pra fazer o que faz mesmo quando tudo conspira contra os seus objetivos?

Continue lendo e veja por que e como não desistir além de saber como encontrar motivação para estudar.

No final, receba dicas práticas de como tornar o seu estudo mais eficiente e estimulante. Então, toma aqui uma forcinha!

Luta pela sobrevivência

motivação para estudar

Você já teve a oportunidade de acompanhar a eclosão de um ovo e o nascimento de uma ave?

Além de um belo espetáculo natural, é um exemplo inigualável de luta pela sobrevivência e luta pra não desistir da vida.

Depois que rompe aquela película que tem dentro do ovo, o filhote passa a respirar com os seus pulmões pela primeira vez.

Após isso, ele é obrigado a fazer um furo na casca para entrada de oxigênio, porque o espaço interno do ovo é pequeno e fornece pouco estoque de ar.

Começa aí a luta pela sobrevivência! A vontade que temos, ao ver, é correr e ajudar com a intenção de que o bichinho não sofra.

O problema é que esse esforço é necessário a fim de que ele adquira força, resistência e musculatura pro seu desenvolvimento.

Caso ajude-o e jamais o deixe passar por esse processo, você tira dele uma grande possibilidade de sobrevivência.

Preparando a musculatura

A partir dessa história, eu já começo dizendo-lhe que, se os seus estudos estão “puxados” deixando-o desanimado, sem motivação, e sem forças pra enfrentar essa situação, fique sabendo que você vai ter de passar inevitavelmente por isso.

Se alguém tentar ajudar-lhe dizendo que é desnecessário estudar tanto, ou “Pra que tudo isso?” Esse tipo de conselho jamais vai colaborar com o desenvolvimento da musculatura de que você precisa.

Por mais que parta de pessoas próximas, que efetivamente gostem de você.

Além do mais, pode perceber! Tudo o que passamos, de alguma forma, serve de preparação pro que vem logo a seguir na nossa vida.

Eu me lembro que eu tinha de fazer cursinho e trabalhar pra prover meus estudos; isso, na minha opinião, era muito pesado. Eu não compreendia, muitas vezes, por que eu tinha que passar por aquilo.

Principalmente quando eu observava os meus colegas de sala que não trabalhavam e tinham o curso pago pelos pais.

Mas mal sabia eu que estava sendo preparado pela vida pro que viria depois, que era fazer faculdade e trabalhar à noite, dormindo cerca de três horas a menos e com um conteúdo de estudo muito mais denso.

Leia também:
Como se Concentrar nos Estudos? Descubra Os 10 Mandamentos para Ter Um Foco de Raio Laser nos Estudos e Aumentar o Seu Aprendizado

A minha musculatura tinha sido preparada e eu consegui sobreviver a essa maratona.

O nascimento

motivação para estudar

Cada desafio que surge, de repente, na nossa frente é um convite a decidirmos se vamos exercitar ou atrofiar a nossa musculatura pra aquele tipo de preparação que Deus / o Universo (ou seja lá qual for a sua crença) está nos proporcionando.

Portanto, por mais difícil que esteja sendo, enfrente! Mesmo que, pra isso, você tenha que perder seus amigos (porque, afinal, não há mais tempo pra sair com eles…).

Aliás, se perdê-los, é porque eles nem eram seus amigos de verdade.

Se você nem está vendo resultado no que está estudando, porque o volume de pesquisas é muito grande, porque a casca está muito dura de romper, continue tentando!

A luta e a dor de não estar conseguindo é momentânea, uma hora ela passa; mas o fracasso de deixar de obter aquilo que desejamos dura a vida inteira.

Pouco a pouco você vai conseguir se organizar, vai passar a entender mais os conteúdos que absorve, vai acertar cada vez mais exercícios e, quando for ver, o vento já vai estar batendo no seu rosto, a casca já vai estar rompida e um novo mundo se abrirá a sua frente.

Veja a seguir algumas dicas práticas que o ajudarão a encontrar motivação para estudar.

Tenha motivação para estudar e seja um vencedor!

motivação para estudar

Além da mentalidade necessária pra se manter firme, é necessário também adotar algumas medidas com o intuito de que se fortaleça a sua motivação.

Aqui vão algumas:

1.      Tenha um objetivo claro que sirva de motivação para estudar

Dizer que quer formar-se ou ter uma profissão é um objetivo, mas é muito vago. É preciso que ele seja mais específico e tangível:

Quero passar no curso de medicina da USP / UNICAMP no fim do ano e ser um(a) médico(a) especialista em cardiologia.

2.      Defina metas de estudo

Estudar matemática, química, português ou qualquer outra disciplina coloca-o diante de montanhas de coisas. Você também precisa ter metas específicas, atingíveis e datadas:

Preciso estudar polinômios, estrutura atômica e concordância verbal até o fim desta semana.

3.      Divida a tarefa em partes

A pior coisa que pode acontecer pra abater o ânimo de alguém é estar diante da obrigatoriedade de ler um livro inteiro de 800 a 1000 páginas de uma vez:

Vou estudar, por dia, 20 páginas do livro x, da disciplina y. No fim de um mês eu terei estudado o livro inteiro de 600 páginas.

4.      Facilite o entendimento

A matéria é chata? Você não vê proveito em estudá-la? Matérias muito teóricas podem ser desestimulantes. Procure vinculá-la a acontecimentos ou notícias reais:

Vou tornar o estudo de teoria dos átomos mais aceitável vendo um documentário sobre os efeitos da radiação nuclear da explosão da usina de Chernobyl.

5.      Eduque-se a gostar

Deixe o estudo mais interessante aprendendo a gostar da disciplina. Como fazer isso? Associe a disciplina a algo que você goste:

Nunca gostei de história e nem de literatura, mas gosto muito de cinema; por isso vou assistir a filmes de períodos históricos e baseados em romances.

6.      Elimine as distrações

Estudar com o Facebook aberto, celular recendo mensagens do WhatsApp, com pessoas conversando em volta etc. fará com que você deixe de se concentrar nos estudos, retarde o aprendizado e desista:

A fim de que nada me atrapalhe, vou pôr o celular no modo avião, fechar todas as redes sociais e sentar-me virado em direção à parede a fim de que ninguém me distraia.

7.      Defina recompensas

O ser humano é impulsionado, ou pelo medo de perder algo, ou pelo desejo de ganhar. Se a cada meta e objetivo alcançado você definir algum tipo de recompensa, haverá mais estímulo:

Se eu terminar as páginas de hoje deste livro, vou ouvir o meu CD predileto; se eu concluir meu grande objetivo, vou passar um tempo viajando em tal lugar, etc.

Conclusão

motivação para estudar

Você percebeu, neste artigo, que a sua motivação para estudar pode ser abalada pelas dificuldades ou pela falta de métodos nos estudos.

Leia também:
Como se Concentrar nos Estudos? Descubra Os 10 Mandamentos para Ter Um Foco de Raio Laser nos Estudos e Aumentar o Seu Aprendizado

A força já está aí, basta que você trabalhe a sua mentalidade e tenha um pouco de disciplina, pois, dessa forma, as coisas passarão a acontecer na sua vida estudantil.

Finalizando, veja o exemplo de Derek Redmond, que mostrou superação nos Jogos Olímpicos de 1992:

Espero que a sua força reapareça e que você atinja os seus reais objetivos depois dessas dicas e desse exemplo que nos mostrou o atleta!

Se gostou, compartilhe com seus amigos! Talvez alguém esteja precisando de um incentivo!

Se quiser também deixar um comentário descrevendo o que mais o atrapalha nos estudos, vá em frente!

Um grande abraço e até a próxima!

Você Também Vai Gostar:
Ebook Propostas de Intervenção Originais

Sobre o autor

Bacharel e licenciado em Letras, especialista em redação e profundo admirador da arte da escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe com seus amigos!

Próximo